E eu com China?

Uma das inseguranças do mercado é a possibilidade da desaceleração desse país ser mais forte, já que é a China que mais contribui para o PIB global.

O PIB chinês do 2T10 foi 10,3% maior do que o de 2T09. Ligeiramente abaixo das projeções, mas não assustou.

A maior desaceleração parece ter ocorrido na produção industrial, principalmente em ferro, aço, cimento e veículos.

As vendas no varejo também perderam a força, embora o consumo doméstico se mantenha em patamar elevado, principalmente em alimentos, bebidas e cigarros, roupas, suplemento de escritório, artigos esportivos, cosméticos, móveis e jóias.
A inflação também cedeu um pouco no fim do semestre. O índice de preço ao produtor cedeu, assim como o índice de preço do consumidor também cedeu na margem.

A maior pressão sobre os preços ao consumidor em 12 meses vem da alimentação, habitação e saúde.

Fonte: Banco Fator

PIB: Produto Interno Bruto. É valor total de todos os bens produzidos e serviços prestados de uma determinada região num determinado período.

Inflação: Aumento generalizado no nível de preços provocando uma queda do poder de compra do dinheiro.

Sobre Sandra

Consultora de Valores Mobiliários autorizada pela CVM, trabalhando atualmente na Órama. Criadora do site e do clube de investimento Mulherinvest. Autora dos livros A Bolsa para Mulheres (Ed. Campus) e Mulher Inteligente Valoriza o Dinheiro (Ed. Qualitymark). Formada em Matemática, MBA em Finanças e mestrado em Economia.
Esse post foi publicado em Informação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário