Perfil da Investidora

Concluída em agosto de 2008, o tema da minha dissertação de mestrado foi

AS DETERMINANTES DO PERFIL DA INVESTIDORA BRASILEIRA NO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO

Esse trabalho científico e acadêmico acrescentou muito à minha vida profissional e acredito que ao mercado também, dada a indisponibilidade de dados e literatura no Brasil.

RESUMO

A mulher moderna trabalha e tem renda própria, tem educação superior e também é provedora, por que sua participação no mercado de ações ainda é tão pequena?

O presente estudo tem como motivação a baixa participação da mulher como investidora no mercado acionário e o trabalho de Hong et al (2004) no qual há evidências empíricas de que a interação social aumenta a participação no mercado de ações. Para entender um pouco mais a dinâmica entre as mulheres e os investimentos financeiros, um grupo de investidoras foi estudado na tentativa de identificar as variáveis que influenciam suas preferências nos investimentos.

Os dados da pesquisa foram analisados estatisticamente e os resultados evidenciam que além da propensão ao risco, renda, nível de escolaridade, sintomas de depressão e indicadores de interação social são determinantes na participação da mulher no mercado de ações.

Recentemente,  com a coordenação do Prof. José Fajardo, meu orientador no mestrado, fizemos um novo estudo, a ser divulgado em breve.  Desta vez a amostra é maior e inclui investidoras e não investidoras.

2 respostas para Perfil da Investidora

  1. Fernanda Prado disse:

    Olá Sandra,
    Tudo bem?
    Acabo de ler um de seus livros (A Bolsa para Mulheres) e gostaria de parabenizá-la pela publicação. A leitura foi muito agradável e em apenas 2 dias consegui concluí-la. Agora é preciso aplicar os conceitos.
    Eu já invisto em ações, mas ainda sem grandes estratégias definidas. Pretendo consolidar isso o quanto antes.
    A respeito do livro, ao ler o Estatuto do Clube, observei que o prazo de duração do mesmo já expirou. Gostaria de saber se o clube Mulherinvest ainda existe ou se de fato durou apenas 5 anos.
    No momento, estou morando em Salvador, embora seja paulista, e sinto falta de pessoas com quem discutir sobre investimentos por aqui. Você tem conhecimento de mulheres que residem aqui e que investem regularmente? É um tanto chato investir sozinha e só poder discutir consigo mesma hehehe… ou ter que obter informações exclusivamente em livros ou em sites especializados. Acho interessante a existência de um grupo de estudo, como vocês montaram aí no Rio, e gostaria que algo assim existisse por aqui ou, de repente, um caminho seja criar um grupo. O que você acha?
    Agradeço o contato e a atenção!
    Abraços,
    Fernanda.

    • Sandra disse:

      Oi Fernanda,
      O clube ainda existe e já tem quase 8 anos. A CVM mudou as regras do clube e não podemos mais aceitar novas cotistas. O limite são 50 e o clube tem 98.
      Eu acho que você poderia sim organizar um grupo e se precisar de ajuda, pode contar comigo.
      Um abraço.

      Sandra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s